1. Sit Dolor Amet
4. FORTE DO PRESÉPIO (BELÉM/PA): 1616 23/02/2023
2. TRATADO DE TORDESILHAS 1494 23/02/2023
3. 23/02/2023 FRANÇA EQUINOCIAL: 1612
6. 23/02/2023 2. (CESP/2017)No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue ( C ou E ) o item a seguir. A linha divisória entre Portugal e Espanha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas não abrangia o Pacífico, mas apenas o Atlântico. Alternativas Certo Errado
11. gabarito ◦ 1. b ◦ 2 certo ◦ 3.d ◦ 4 c ◦ 4.b 23/02/2023
7. 23/02/2023 3 - FGV - TJ/RO 2021 Entre os interesses envolvidos na delimitação do território rondoniense no período colonial, é importante destacar: Alternativas A a preocupação da Coroa lusa com a conquista e manutenção da região amazônica, que levou ao financiamento da expedição de Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana; B a expulsão dos holandeses do Maranhão, que levou à fundação de fortificações na embocadura do Amazonas, como o Forte de São Joaquim e o Forte do Presépio de Santa Maria; C a ação de bandeirantes em busca de ouro aluvial e outras riquezas do sertão, como a de Raposo Tavares, que partiu de Belém e chegou à Bolívia, atingindo a foz do rio Jamari; D as atividades missionárias dos jesuítas, que implantavam aldeamentos e, com base na mão de obra indígena, tornavam - se os principais fornecedores das drogas do sertão; E a implantação de vilas no Vale do Guaporé, pela Companhia de Comércio do Grão - Pará e Maranhão, que estimulou a imigração de colonos pobres oriundos de outras capitanias .
8. 23/02/2023 4 - FCC - TCE/RO) Em 1750 , redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas : Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto a Espanha controlava a maior parte da Bacia do Prata . Neste Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer que a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez . Trata - se do Tratado de : A)Santo Ildefonso. B) Badajós. C)Madri. D)Utrecht
10. 23/02/2023 C) Durante o Período Colonial, especialmente na Amazônia, foram constantes as lutas em torno de uma legislação local, acerca da utilização da mão - de - obra indígena, visto que, o Estado português já havia declarado ilegal o uso dessa força de trabalho . D) A mão - de - obra usada na Amazônia, no Período Colonial, foi constituída basicamente da mão - de - obra nativa, através das "guerras justas" e da mão - de - obra vinda do nordeste brasileiro, através das chamadas "tropas de resgate" .
9. 23/02/2023 4 . (UNAMA) Na Amazônia, em todo o Período Colonial foi constante a exploração do índio, facilitada por uma legislação confusa que ora proibia, ora autorizava, ou simplesmente omitia . Não é de se espantar que, em determinados momentos desse período, avolumaram - se as práticas da "guerra justa" e do "resgate" . A partir da leitura do texto acima, e dos estudos que a história nos oferece sobre o assunto, é correto dizer que : A) Na Amazônia, como em todo o território brasileiro, o índio foi o grande responsável pela geração de riquezas em todo o período colonial, pois a legislação vinda de Portugal permitia sua escravização através das chamadas "guerras justas B) O índio foi a mão - de - obra mais utilizada na Amazônia colonial, pois a própria legislação portuguesa dava brechas para essa exploração, através das chamadas "guerras justas" e "tropas de resgate" .
5. 23/02/2023 1 - (FGV TJ/RO 2021 )Sobre a história da ocupação do território de Rondônia, é correto afirmar que : Alternativas A o contato dos missionários com o indígena amazônico se deu através de aldeamentos, processo pelo qual o missionário ia viver nas aldeias indígenas e aprendia seus costumes ; B a partir do século XVII, bandeirantes saíam de São Paulo em busca de novas áreas para exploração de riquezas, passando pelos rios Guaporé, Mamoré e Madeira, até chegar ao rio Amazonas ; C no século XVIII, as disputas pelo território com os espanhóis resultaram na construção do Forte do Presépio e da Fortaleza da Barra, localizados no vale do rio Guaporé - Mamoré, fronteira com a Bolívia ; D a criação de territórios federais como os do Guaporé, Rio Branco e Amapá, fazia parte do projeto nacionalista do Barão de Rio Branco, ministro das relações exteriores do Presidente Rodrigues Alves ; E o funcionamento da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré permitiu o escoamento de ouro e prata andinos e de borracha brasileira até a Segunda Guerra Mundial .