Whatsapp

Concurso Polícia Civil PC RO: Cresce expectativa por um novo edital

Último concurso realizado pela corporação foi lançado em 2014, com a disponibilização de 144 vagas em carreiras de níveis médio e superior.

A preocupação com a Segurança Pública atinge milhões de brasileiros, razão pela qual governantes realizam estudos e planejamentos a fim de, periodicamente, reforçarem o quadro efetivo de corporações de Bombeiros, Polícia Civil e Militar.

Uma das corporações das quais se aguarda concurso para breve é a Polícia Civil de Rondônia (PC RO). O último certame foi realizado em 2014, pela Funcab, quando foram disponibilizadas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Ainda não há informações relacionadas ao lançamento do próximo edital, porém, como as últimas turmas foram convocadas em 2017, há expectativa de novos concursos.

Sobre a PC RO

Polícia Civil do Estado de Rondônia (PC RO) é órgão do sistema de segurança pública e exerce funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar. Após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943, a chefia de segurança pública que, até então, era exercida pelos governos dos estados de Mato Grosso e Amazonas, passou a ser atribuição da Secretaria Geral do novo Território Federal.

Em 1944, o então Governador Aluísio Ferreira criou os cargos de Delegado de Polícia, Delegado Auxiliar, Subdelegado de Polícia e Escrivão, padronizando a nova Polícia Civil de acordo com as suas demais corporações brasileiras. Em 1969, é instituída a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em 1981, criou-se o Estado de Rondônia, reorganizando-se, então, a Polícia Civil através do Estatuto dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia, através do qual a corporação ficou mais bem estruturada. Esta instituição (PC) tornou-se órgão autônomo através da Lei Complementar nº 42, de 19 de março de 1991. Atualmente, a PC-RP é vinculada à SESDEC (Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania).

Concurso PC RO – 2018

último edital de concurso público da PC RN foi publicado em 2014, e na época, foram ofertadas 144 oportunidades em diversas funções. As últimas convocações de servidores aprovados na seleção aconteceram em 2017.

Assim, as expectativas para a realização de um novo certame começam a crescer. Apesar de o governo estadual ainda não ter se pronunciado em relação a novas vagas, muitas pessoas interessas em participar de futuras seleções, já estão se preparando com o intuito de sair na frente em relação aos concorrentes.

Cargos e remunerações PC RN

Tendo, como base, o último concurso realizado pela corporação, no próximo certame devem ser disponibilizadas vagas para as carreiras que compõem o quadro funcional da Polícia Civil, sendo elas:

  • Delegado: tem como atribuições a execução de atividades relacionadas à direção, controle, supervisão, planejamento, coordenação, orientação e execução das operações policiais, dentre outras.
  • Perito Criminal: desenvolve atividades relacionadas à perícia criminalística, incluindo o atendimento em locais de crimes e elaboração de laudos, dentre outras.
  • Agente: executa ações relacionadas a serviços de apuração de delitos, infrações penais, dentre outras.
  • Escrivão: atua nas atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades necessárias aos inquéritos, serviços cartorários e processos administrativos.
  • Datiloscopista: atua nas áreas de coleta, análise, classificação, pesquisa e arquivamento de impressões digitais, além da expedição das carteiras de identidade.
  • Técnico em Necropsia: atua como auxiliar nas exumações, necropsias, pesagens, sutura, dissecações de cadáveres, dentre outras atividades sob a orientação do Instituto Médico Legal (IML).
  • Agente de Criminalística: auxilia o perito no levantamento de perícias internas e externas, executa serviços de fotografia para laudos periciais, dentre outras atividades.
  • Técnico de Laboratório: atua no suporte ao perito quanto às atividades executadas em Laboratório Central da Polícia Técnica.

As remunerações previstas para estas carreiras, ofertadas no último certame, foram de R$ 11.213,14 para delegado e perito, R$ 3.332,46 para agente de polícia, escrivão, datiloscopista, técnico e agente de criminalística. Todas as carreiras cumprem carga horária de 40h semanais, com contratação sob Regime Estatuário.

Concurso PC RO – 2014

O último certame realizado para a Polícia Civil de Rondônia (PC RO) aconteceu em 2014, sob a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Na época, foram disponibilizadas 144 distribuídas entre os cargos de delegado (10), perito criminal (8) distribuídas entre as especialidades de Ciências Contábeis, Química, Engenharia, Geologia e Sistemas de Informação), agente (40), escrivão (70), datiloscopista (5), técnico (9) e agente de criminalística (2).

Os candidatos foram avaliados em três etapas. Na primeira, os candidatos foram submetidos às provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física e prova de títulos, na segunda, à prova oral e, por fim, na terceira, o curso de formação profissional.

A convocação dos aprovados para matrícula no curso de formação aconteceu em setembro de 2015.

O concurso teve validade de um ano após sua homologação, prazo prorrogável por igual período. Maiores detalhes sobre o certame estão previstos em seu edital, disponível clicando aqui.

Concorrência concurso PC RO – 2014

Ao dar início aos preparativos para concursos públicos, muitos candidatos têm dúvidas em relação a concorrência registrada no último certame para o qual pretende tentar uma vaga. Em 2014, quando publicou edital pela última vez, a Polícia Civil de Rondônia (PC RO), registrou 28.975 inscrições.

O cargo que apresentou maior número de inscrições foi o de agente, como 15.019 candidatos, ou seja, mais da metade do número total. Em seguida, veio o posto de escrivão, que registrou 7.636 concorrentes.

Conteúdo programático concurso PC RO

Que a preparação para um determinado concurso público pode demorar muitos anos, muita gente já sabe. Por isso, muitos candidatos que pretendem pleitear futuras vagas na PC RO já estão dando andamento no cronograma de estudos.

Isso porque se preparar antecipadamente é uma das melhores maneiras de conhecer o estilo das questões, critérios de avaliação, e principalmente o conteúdo programático cobrado. Veja abaixo quais os temas foram cobrados na última prova da PC RO:

Concurso Polícia Civil de Rondônia

As provas de objetiva e redação do concurso PC RO 2014 foram realizadas nos dias 18 e 25 de maio, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Sobre a banca organizadora PC RO

O conhecimento da banca organizadora do concurso para o qual vai prestar configura um dos fatores de sucesso para obter bons resultado. Ainda não há informações oficiais sobre a realização do próximo certame, mas, podemos adiantar a análise a partir da organizadora do concurso de 2014, a Funcab.

Suas provas são constituídas de questões não muito complexas, compostas por textos simples e enunciados curtos. Apenas requer um pouco mais de atenção nas provas de raciocínio lógico, onde cobra concentração de leitura e interpretação de enunciados.

Quanto às provas de língua portuguesa, a maior cobrança vem sob a forma de funções gramaticais, principalmente sobre o uso de conjunções. Outra dica é que a organização das questões respeita as disciplinas dispostas no conteúdo programático.

Concurso PC RO – 2019

Ainda não foram divulgadas informações oficiais relacionadas ao concurso PC RO 2019. Tendo em vista que o prazo de validade do certame anterior já foi expirado e que as últimas convocações registradas no portal da banca organizadora foram feitas em 2017, a expectativa é de que a corporação possa lançar um novo edital em breve.

Portanto, se sonha em adentrar nas carreiras de Segurança Pública no Estado de Rondônia, adiante seu cronograma de estudos, organizando-o de acordo com as disciplinas cobradas no edital anterior, além de testar seus conhecimentos em provas anteriores e de outras corporações.

Fonte: Concursos Brasil